segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Lenda de Greup ( Primeiro conto do "Como Empalhar Mosquitos")

A lenda de Greup



“... Dirkim Furahbilusk, é o último narrador da lenda de Greup, herói cazaquistanês do século IV, que a narrativa de suas façanhas levam sete dias para ser contada. A primeira vez que a história foi contada na família de Dirkim Furahbilusk foi pelo seu antepassado Durkim Furahbilusk testemunho ocular de Greup. O pai de Dirkim, Dirkim Ib Furahbilusk morreu após sete dias da narração, que é feita quase num só fôlego e só interrompida para um gole de Kimi, chá de alto teor alcoólico. Esse dia trágico, marcou para Dirkim como a última vez que ouviu a lenda por uma boca que não fosse a sua.
A lenda de Greup corre o risco de desaparecer como narrativa, pois os dois filhos de Dirkim Furahbilusk, Dirkim Ib Lib Furahbilusk e Dirkim Lib Ib Furahbilusk nasceram com deficiências que levaram Dirkim Furahbilusk ao completo desespero de invocar o Fhorart, ritual de suicídio lento e gradual que se estende por trinta e quatro luas cheias.
A próxima lua será a de número trinta e quatro. No leito de Dirkim Furahbilusk, seu filho Dirkim Ib Lib Furahbilusk chora sem voz, essa que lhe faltou desde o dia que saiu do ventre de sua mãe, Dorah Ikiterina Furahbilusk. O outro, Dirkim Lib Ib Furahbilusk acompanha seu pai no Fhoraht aos gritos, obrigando a mãe Dorah conte-lo a golpes de cajado, devido Lib Ib ser de nascença surdo.
...
Dirkim Furahbiluski já em delírio toma o primeiro gole do Kimi e inicia a narrativa, o efeito do Fhoraht é visível e se tornará ainda mais com a aproximação da trigésima quarta lua. Na casa todos aguardam em silêncio o fim da narrativa.”

Nenhum comentário: