quarta-feira, 1 de junho de 2011

VI LI OUVI : "Mastigando Humanos"




O meu favorito era Olívio, até que há um mês li o Mastigando Humanos. Já havia protelado, desde o lançamento, se não me engano é de 2006, cheguei a ler o 1º cap em algum lugar e nada, até que olhando as prateleiras da biblioteca da escola (sim, da Escola pública!! Se os professores de português conhece? Aí já é pedir demais!)lá o encontro depois de tanto tempo. Peguei, emprestei e li (e já devolvi!). Puta que livro inspirado, depois do chatíssimo A morte sem Nome, esse (eu ia escrever golaço, mas o Santiago detesta futebol), ou melhor, essa, bocada certeira!


Basicamente é um jacaré que aprende a falar, ler, escrever, até agora ainda estou em dúvida se ele aprendeu, e se aprendeu até que ponto. pois com uma boca como a dele é difícil mantê-la fechada. E com essas faculdades somadas a do repteliano ser, ele passa a escrever suas memórias.


A parte que ele diz que seu primeiro amor foi um tambor de óleo chamado Santana, é um dos momentos mais inspirados de toda a literatura brasileira.


Tá, o livro não me agradou 100%, digo que 98%, detestei o subtítulo, e o final, não que o final seja ruim, mas... mas nada, as páginas que você acompanha o jacaré pelo esgoto, nadando do caldo sujo e grosso, olhando o mundo pelo bueiro, bebendo e fumando com o Sapo Vergueiro, lidando com o sistema dos ratos...


Enfim desde A vida dos Insetos do russo Victor Pelevin (ainda precisso escrever sobre o Pelevin) não via uns bichos tão doidos.


Sim, é claro que o Santiago tem blog, e tem videos no youtube, entrevista com o jô e outras. O Henrique, que está metido comigo no curta A Fada dos Dentes, conhece ele da faap, e fizeram uns videos juntos, uns lance de body modification, mas pra mim o quente do Santiago são os livros.


Não li o "Prédio, o tédio,..." não sei qual é, mas não vou com a cara, mas depois do mastigando, tenho que rever essas indisposições a priori. Sábado passado saiu na folha uma crítica o seu livro de contos, o cara detestou, vamos ver, ver e ler.

Nenhum comentário: